(32) 3017-9997 (Fixo e Whatsapp)
contato@batatabowl.com

Beach Tennis

O beach tennis é um esporte que foi criado a partir do frescobol e que foi incrementado na Itália, mais precisamente na província de Ravena, na década de 1980. Hoje, já existem mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo. O órgão internacional responsável pela modalidade é a ITF – International Tennis Federation (a mesma responsável pelo Tênis convencional) que realiza diversos campeonatos pelo mundo todo e divulga periodicamente o ranking dos atletas.

O beach tennis pode ser disputado em simples ou em dupla e é jogado com raquete e bola padronizadas. As raquetes não possuem corda e são feitas de materiais como kevlar, grafite e carbono, além de terem medidas de no máximo trinta centímetros de largura e cinquenta e cinco centímetros de comprimento. Já a bola parece com a de tênis, porém é despressurizada (bola soft) atualmente são utilizadas as bolas “Stage 2” (estágio 2) de coloração alaranjada. O material pode ser encontrado em algumas lojas de esporte e também pela internet.
O jogo é disputado em uma quadra de areia – com área de 16×5m para simples e 16×8m para dupla – e uma rede de 1,70 m de altura. O objetivo de cada jogador é devolver a bola recebida, sem tocar no chão e com apenas uma raquetada, para o campo adversário. O jogo segue a mesma contagem do tênis convencional, mas com o “no-add” (sem vantagem). No desenvolver do jogo, cada jogador saca um game inteiro. O saque difere um pouco do tênis, já que pode ser executado de qualquer lugar da quadra e, se raspar na fita e passar para o lado adversário (net), continua-se o ponto.
As categorias e o número de games jogados variam dependendo da organização do torneio. As principais categorias são: simples feminina, simples masculina, dupla feminina, dupla masculina e dupla mista. No Brasil, os torneios geralmente incluem as categorias: Profissional, A, B, Master +45, iniciante e infantil.